quinta-feira, 13 de maio de 2010

SÉCULO XX

A CIÊNCIA FAZ MARAVILHAS...

"A ciência tem suas catedrais construídas pelo esforço de uns poucos arquitetos e de muitos trabalhadores". (G. N. Lewis)


A idéia de Quantização
Uma das mais revolucinárias criações da física, diferentemente das outras aqui relatadas, não é resultado de trabalhos experimentais, mas produto do desenvolvimento de trabalhos teóricos. A adoção da idéia de quantum ( palavra latina, que significa quantidade. O plural de quantum é quanta), representa uma significativa mudança na física.
Max Palnk ( 1858-1947),

físico alemão, fez em 1900 uma descoberta que determinou uma revolução em muitos campos da física e forçou uma mudança radical na descrição dos fenômenos.
Visite o site e saiba mais sobre Planck : http://ff8.sites.uol.com.br/


RELATIVIDADE: NOVA FORMA DE PENSAR ESPAÇO E TEMPO


ALBERT EINSTEIN ( 1879-1955).






Einstein é popularmente conhecido como o pai da teoria da relatividade, mas recebeu o Prêmio Nobel especialmente pela descoberta da lei do efeito fotoelétrico, fato pouco conhecido pelo grande público. Além dessas duas áreas de conhecimento, Einstein tem contribuições importantes em várias outras áreas da física. Seu primeiro artigo científico foi publicado em 1901, na Annalen der Physik, sobre as "conseqüências do efeito da capilaridade", um problema de termodinâmica. Continua nessa linha de trabalho até 1905, publicando dois artigos em 1902, um em 1903 e outro em 1904, todos na Annalen der Physik. Depois vêm os magníficos trabalhos de 1905, para muitos, o annus mirabilis da sua vida científica.
Visite o site: http://www.if.ufrgs.br/einstein/ e saiba mais sobre Einstein

O analista de nosso inconsciente
Sigmund Freud ( 1856-1939)







Freud, trouxe uma nova dimensão para a ciência: a partir dele, passou-se a considerar tanto o consciente quanto o inconsciente nas ações e acontecimentos humanos.
A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar. (Sigmund Freud)
Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa. Sigmund Freud
Biografia de Freud: http://fundamentosfreud.vilabol.uol.com.br/biografia.html


Em nossa viagem desde a ciência primitiva , acompanhamos as múltiplas criações da mente humana.

Agora chegamos no século XX.


Ocorreu no dia 16 de julho de 1969: o homem caminhou, pela primeira vez, na Lua.




Se considerarmos que quando começou o século XX o avião ainda era uma ficção, constatamos assim a aceleração do progresso científico nos últimos anos.

Quanta história medeia os muitos milênios decorridos entre o uso da vara como prolongamento da mão e o emprego do avião como um rápido meio de transporte?

Quantas criações engenhosas há nas poucas décadas que estão entre o primeiro vôo num meio de trasnporte mais pesado que o ar e as conquistas espaciais deste século?

O que você tem a dizer sobre essa aceleração dos acontecimentos???

4 comentários:

  1. A ciência realmente faz maravilhas!!!
    Todas as descobertas existentes até hoje, faz parte das conquistas de vários nomes importantes da ciência, através de várias descobertas e criações finalmente o homem conseguiu chegar até a lua. Esse foi apenas um dos grandes objetivos alcançados pelos cientistas do mundo.

    Lidiane - Matemática - 6ºsemestre

    ResponderExcluir
  2. A PRINCIPO ERAM DESCOBERTAS INCERTAS, COMO POR EXMPLO O AVIÃO, MAS LOGO APÓS ALGUNS ANOS UM ACONTECIMENTO INÉDITO, PELA PRIMEIRA VEZ O HOMEM PISOU NA LUA. FOI UM SÉCULO DE GRANDIOSAS CONQUISTAS. ONDE A CIÊNCIA PARTICIPOU ATIVAMENTE DA HISTORIA DA HUMANIDADE, PODEMOS CITAR AS GUERRAS, A 2ª GUERRA MUNDIAL, QUE UTILIZOU-SE DAS MAIS NOVAS TECNOLOGIAS DA ÉPOCA, CAUSANDO DESTRUIÇÃO E MISÉRIA. FOI UM SÉCULO MARCANTE, DE MUITAS MARAVILHAS, MAS TAMBÉM DE ALGUMAS DECEPÇÕES, POIS A BUSCA PELO PODER FEZ COM QUE O “HOMEM” SE PREOCUPASSE SOMENTE COM SI PROPRIO, OCORRENDO O BOMBEAMENTO DE HIROSHIMA E NAGASAKI DESTRUINDO MUITAS VIDAS. MAS TAMBÉM MUITAS MARAVILHAS NA ASTRONOMIA, NA GENÉTICA, NA EDUCAÇÃO. VALÉRIA F. P. - 6º MATEMÁTICA

    ResponderExcluir
  3. Devido a tantas transformações e incertezas, muitas vezes o egoísmo acaba tomando conta do ser humano causando mortes de inocentes. Os avanços são inevitáveis e transformadores. Márcio 6° semestre Matemática

    ResponderExcluir
  4. TUDO ACONTECENDO EM UM SÉCULO APENAS, FRUTOS DA LIBERDADE OU DA CORRIDA PELO PODER BÉLICO?
    OS GÊNIOS DEMONSTRARAM AO MUNDO O REAL PODER DO ATOMO E ISSO É APENAS O COMEÇO POIS UMA NOVA ERA SURGE TRAZENDO GRANDES RESPONSABILIDADES AOS HOMENS DETENTORES DO CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir