quarta-feira, 19 de maio de 2010

INVENTORES DO BRASIL





Alberto Santos Dumont

Alberto Santos Dumont (Palmira, 20 de julho de 1873 — Guarujá, 23 de julho de 1932) foi um engenheiro (apesar de não ter tido formação acadêmica nessa área[carece de fontes?]) e pioneiro da aviação. Santos Dumont foi o primeiro a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico, apesar de alguns países considerarem os Irmãos Wright como os inventores do avião, por uma decolagem, catapultada, ocorrida em 17 de dezembro de 1903. Santos Dumont foi o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense. Em 23 de outubro de 1906, voou cerca de 60 metros e a uma altura de dois a três metros com seu 14 Bis, no Campo de Bagatelle em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, repetiu o feito e, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros. O vôo do 14-Bis foi o primeiro verificado pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar na Europa, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando vôo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento. O 14-Bis teve uma decolagem autopropelida, e por isso Santos Dumont é considerado por parte da comunidade científica e aeronáutica e principalmente em seu país de origem, o Brasil, como o Pai da Aviação. Herdeiro de uma família de cafeicultores prósperos na cidade de Ribeirão Preto; pôde se dedicar aos estudos da ciência e da mecânica vivendo em Paris. Ao contrário de outros aeronautas da época, deixava suas pesquisas como domínio público e sem registrar patentes. A casa onde nasceu Alberto Santos Dumont situa-se no município de Santos Dumont, zona da mata mineira, a 240 quilômetros de Belo Horizonte e 220 quilômetros do Rio de Janeiro. O local foi transformado no Museu de Cabangu. Também em Petrópolis existe o Museu Casa de Santos Dumont.







Júlio César Ribeiro de Sousa
(Acará, 13 de junho de 1843 — Belém, 14 de outubro de 1887) foi um inventor brasileiro reconhecido como pioneiro no desenvolvimento da dirigibilidade aérea. Professor, autor de uma gramática premiada, jornalista, funcionário público, diretor de Biblioteca Pública e secretário de Estado. Era tido como o príncipe dos poetas paraenses. Porém, foi como homem de ciência que deixou sua marca na história. Contribuições à ciência A grande contribuição de Júlio César Ribeiro de Sousa para a ciência foi o desenvolvimento das bases da dirigibilidade aérea e da aerodinâmica. Franceses e alemães, tomando como base as suas descobertas, deram continuidade ao desenvolvimento dos dirigíveis. Até que, em 19 de outubro de 1901, na França o brasileiro Alberto Santos Dumont contornou a Torre Eiffel em Paris a bordo de seu dirigível n.º 6 dominando finalmente a dirigibilidade no ar.







Dirigível Nº1 de Santos Dumont. Este formato aerodinâmico foi originalmente idealizado por Júlio César Ribeiro de Sousa.



Landell de Moura


Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católico e inventor brasileiro. É considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores tivessem transmitido sinais de telegrafia por rádio. Pelo seu pioneirismo o Padre Landell é o patrono dos radiomadores do Brasil. A Fundação Educacional Padre Landell de Moura foi assim batizada em sua homenagem, assim como o CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) criado pela Telebrás em 1976, foi batizado de "Roberto Landell de Moura".

Francisco Rodrigues Saturnino de Brito (Campos, 1864 — Pelotas, 1929) foi o engenheiro sanitarista que realizou alguns dos mais importantes estudos de saneamento básico e urbanismo em várias cidades do país, sendo considerado o "pioneiro da Engenharia Sanitária e Ambiental no Brasil". Seu invento mais conhecido foi o tanque fluxível, utilizado no Brasil e em toda a Europa no século XX, que foi batizado, após a sua morte, de tanque fluxível tipo Saturnino de Brito só abandonado depois da década de 1970 após a adoção da tensão trativa para o cálculo das redes de esgotos sanitários. Foi eleito pelo congresso da "Associação Brasileira de Engenharia Sanitária" e Ambiental, por unanimidade, como Patrono da Engenharia Sanitária Brasileira. Escreveu diversas obras técnicas de saneamento que foram adotadas na França, Inglaterra e Estados Unidos. Suas obras completas foram editadas, após o seu falecimento, pelo Instituto Nacional do Livro na Imprensa Nacional, e incluem, entre outros volumes, o "Saneamento de Santos", o "Saneamento de Campos", o "Saneamento de Pelotas e Rio Grande", o "Saneamento de Recife", "o Saneamento de Natal", "Controle de Enchentes" e o famoso livro "Le Tracé Sanitaire des Villes", editado na França. Foi fundador do Escritório Saturnino de Brito - que funcionou até 1978 quando da morte de seu filho e continuador da sua obra Francisco Rodrigues Saturnino de Brito Filho.

Urbano Ernesto Stumpf ( Rio Grande do Sul 1916 - ?1998 ) foi um engenheiro aeronáutico e inventor brasileiro. É tido como o " pai do motor a álcool ".
Formou-se engenheiro aeronáutico pelo ITA ( Instituto Tecnológico da Aeronáutica ). Iniciou seus estudos sobre a viabilidade do álcool como combustível nos anos 50 neste mesmo instituto. Trabalhou na Escola de Engenharia da USP, em São Carlos e a Universidade de Brasília entre outras. Graças a isto, divulgou suas idéias pelo meio acadêmico do Brasil. O motor Quando da primeira crise do petróleo em 1973, o CTA ( Centro Técnico Aeroespacial ), o incumbiu de realizar estudos técnicos sobre o etanol que permitiram que o governo mais tarde criasse o pró-álcool. Durante três anos, de 1973 a 1976, realizou experiências com diversos tipos de motores adaptando-os para o uso do álcool combustível. Nesta fase de experiências coordenou os trabalhos desenvolvidos por técnicos e engenheiros da Divisão de Motores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD). Em 1975, apresentou os resultados de seus estudos ao presidente Ernesto Geisel fato que contribuiu decisivamente para que o governo brasileiro criasse um programa de substituição de combustíveis derivados de petróleo por álcool. Nesse mesmo ano, começa a circular o primeiro veículo movido a álcool ( um modelo Dodge ) e é criado o pró-álcool. A experiência definitiva Em 1976, é realizado o " circuito de integração nacional ". Uma experiência em que três carros ( um Dodge, um Fusca e um Gurgel Xavante ) movidos a álcool percorreram nove nove estados brasileiros totalizando oito mil e quinhentos quilômetros de distância. Finalmente o carro a álcool torna-se uma relidade. Divulgando o álcool Até o ano de 1982, o professor Urbano Ernesto Stumpf viajou por vários países do mundo divulgando as vantagens do etanol. Esteve na Áustria, Nova Zelândia, Alemanha, França e Estados Unidos participando de simpósios demonstrando a evolução do motor a álcool.
Homenagens A lei Nº 10.968, de 9 de Novembro de 2004, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, batiza o Aeroporto de São José dos Campos como " Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf ".

2 comentários:

  1. Quais destes inventores você já conhecia?
    Comente sobre uma das invenções citadas neste post.

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  2. Todos aqueles que contribuiram e contribui para uma sociedade melhor são dígnos de reconhecimentos. Precisamos aprender a admirar e a valorizar mais os nossos pesquisadores e estudiosos. Márcio 6° semestre Matemática

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