quarta-feira, 19 de maio de 2010

CIÊNCIA HOJE...

Rachel Rimas Ciência Hoje On-line 30/10/2007


Anotações digitais Caneta transfere o que o professor escreve na lousa durante a aula diretamente para um computador





A caneta Youpi! É capaz de transferir o texto escrito na lousa por um professor para um computador usado por alunos na sala de aula.
Você tem dificuldade para prestar atenção na aula e ao mesmo tempo copiar as anotações do professor?
Se depender de um dispositivo em desenvolvimento na Faculdade de Engenharia da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), isso não será mais um problema. Trata-se de um modelo de caneta capaz de transferir as anotações feitas pelo professor na lousa durante a aula para um computador, permitindo que as informações sejam repassadas posteriormente aos alunos.
Batizada de Youpi!, a caneta conta com sensores capazes de identificar sua localização no espaço. Esses sensores são dispostos em uma placa presa à caneta. Quando capta o movimento realizado pela caneta, o sensor envia o sinal para uma antena acoplada ao computador – que pode ser, por exemplo, um laptop usado por um estudante na própria sala de aula.
O sinal recebido pelo computador é armazenado digitalmente, interpretado e transformado texto, com a ajuda de programas especializados em reconhecer desenhos de letras.
“A caneta pode inclusive diferenciar letras de forma de letras cursivas”, destaca o aluno Gabriel Couto, que projetou a peça junto com os colegas de turma Édipo Aragão, Eric Ribeiro Mendes e Paulo Balbino, sob a orientação do professor Carlos Miguel Tobar. Antes de a caneta ser usada, porém, é necessário informar ao computador as coordenadas de posição da lousa, para que o sensor possa agir corretamente.
Transferir as anotações de uma lousa para o computador é a função mais comentada da caneta, mas ela também é capaz de atuar sobre superfícies diversas. Basta indicar a posição da superfície no espaço. Desse modo, ela poderá no futuro substituir o mouse ou ser usada para a criação de desenhos na própria tela do computador, o que seria muito útil para alunos de arquitetura, por exemplo.
“A Youpi! permite até fazer desenhos em três dimensões”, acrescenta Couto. Essa versatilidade é uma das vantagens do dispositivo. Segundo o orientador do projeto, uma de suas possíveis concorrentes no mercado precisa ser usada em uma superfície especial para que as anotações sejam transferidas para um computador. No começo, a Youpi! funcionava apenas transmitindo as informações para um computador instalado na sala de aula. Mas, a partir desse computador, pode-se usar métodos existentes para passar as informações para os computadores individuais dos alunos. Futuramente, os pesquisadores pretendem criar uma forma de acompanhar as anotações simultaneamente pela internet.
O projeto de construção da caneta foi desenvolvido entre fevereiro e julho de 2007. Agora, a equipe realiza alguns ajustes no protótipo.
“O sensor que usamos é muito sensível. Se houver aparelhos celulares no local ou se a escrita da pessoa for tremida, a transmissão do sinal é prejudicada”, diz Couto. Para superar essa dificuldade, os alunos estão trabalhando no isolamento de ruídos e em uma filtragem de sinais mais específica. O dispositivo, que chegou à semifinal do torneio Imagine Cup de 2007, organizado pela empresa Microsoft, está sendo patenteado pelos estudantes. Por enquanto, o projeto da caneta digital ainda não foi vendido a qualquer empresa do ramo tecnológico.
Os pesquisadores acreditam que, se produzida em larga escala, a caneta poderia custar aproximadamente R$ 150.

http://cienciahoje.uol.com.br/



Comente sobre as novas descobertas do século XXI.

2 comentários:

  1. Essa caneta ira facilitar a vida de muitos estudantes, principalmente porque são muitas as informações passadas durante a aula, e nossa mente muitas vezes devido a muita informação acaba blefando, e depois vem o prejuizo durante as provas.

    ResponderExcluir
  2. As descobertas de hoje são frutos dos muitos cientistas que dedicaram suas vidas em prol da evolução cientifica

    ResponderExcluir