sábado, 13 de março de 2010

CIÊNCIA GREGA

Até o final do século VII a.C., da mesma forma que os demais povos da Antiguidade, os gregos explicavam os fenômenos da Natureza em termos de Mitologia e de Religião; na Grécia, a especulação científica emergiu, aos poucos, da Filosofia.

Os primeiros "cientistas" conhecidos, em certa medida, foram os primeiros filósofos gregos, os filósofos pré-socráticos. Embora não tivessem instrumentos adequados de medida e nem fizessem experiências para comprovar suas idéias, como os cientistas modernos, eles preocuparam-se em achar explicações racionais para o mundo e seus fenômenos sem recorrer aos mitos e à religião.

Entre o final do século V a.C. e a primeira metade do século IV a.C., época de Sócrates (469-399 a.C.) e Platão (427-347 a.C.), o interesse dos cientistas pelos fenômenos naturais foi substituída pelo interesse no comportamento humano e suas causas. A única ciência que se desenvolveu nessa época foi a Medicina, que logo conseguiria se desvincular da Filosofia.

Os cientistas
Na época do Liceu, estabelecimento fundado por Aristóteles (384-322 a.C.), a Ciência voltou a receber a atenção dos intelectuais gregos: Aristóteles e Teofrasto (371-287 a.C.) podem ser considerados os mais remotos precursores da ciência moderna. Aristóteles parece ter sido o primeiro grego a compreender a necessidade da observação atenta e minuciosa, e algumas de suas descobertas a respeito dos animais são válidas até hoje.

A partir do século III a.C., com Arquimedes (287-212 a.C.), a ciência grega recebeu seu maior impulso, e a partir do século I a.C. a necessidade da experimentação para o desenvolvimento da Ciência já estava razoavelmente bem estabelecida. No Período Greco-Romano a ciência grega se desenvolveu ainda mais e adquiriu grande prestígio: alguns conceitos da Matemática e da Astronomia, por exemplo, perduraram durante toda a Idade Média e início do Renascimento.

Eis os principais cientistas gregos e os ramos da Ciência a que se dedicaram:

Eudoxo de Cnido
400-347 a.C. Matemática, Astronomia

Aristóteles
384-322 a.C. Zoologia

Teofrasto
371-287 a.C. Botânica

Aristarco de Samos
310-230 a.C. Matemática, Astronomia

Euclides
c. 300 a.C. Matemática

Arquimedes
287-212 a.C. Matemática, Astronomia, Engenharia

Ctesíbio
c. 270 a.C. Física, Engenharia

Hiparco de Nicéia
190-126 a.C. Matemática, Astronomia

Apolônio de Perga
séc. II a.C. Matemática, Astronomia

Heron
c. 62 d.C. Matemática, Engenharia

Cláudio Ptolomeu
100-170 d.C. Astronomia, Matemática, Física

Diofanto de Alexandria
séc. II-III d.C. Matemática

Os médicos e a medicina
Na segunda metade do século V a.C. a medicina já era uma profissão respeitada, praticada em consultórios. Não era requerida, no entanto, nenhuma qualificação formal, e ao lado de médicos sérios proliferavam muitos charlatães. Os melhores médicos eram provenientes de dois importantes e influentes centros de Medicina, as "escolas" de Cnido, na península anatólica, e de Cós, numa ilha próxima da costa da Ásia Menor.

Na época de Hipócrates de Cós (460-380 a.C.), a medicina consolidou-se definitivamente não só como uma ciência, mas também como arte. Uma coleção de mais de sessenta textos médicos, a Coleção Hipocrática, atribuída por tradição a Hipócrates, mostra o grande impulso recebido pela Medicina em todos os seus aspectos: mecanismo das doenças, diagnóstico, prognóstico, tratamento em bases racionais, ética médica. Um dos escritos mais famosos da Coleção é o Juramento, pronunciado em versão resumida até hoje pelos médicos ocidentais em sua formatura.

No século III a.C., com a prática da dissecação, os médicos Herófilo e Erasístrato (c. 270 a.C.) fizeram avanços no conhecimento da anatomia humana que viriam a ser ultrapassados somente na época da Renascença. No Período Greco-Romano destacaram-se os médicos Dioscorides (c. 50-70 d.C.), que escreveu um famoso tratado sobre plantas medicinais e medicamentos de origem mineral, e Galeno (129-204 d.C.), que escreveu numerosos tratados médicos.

Cumpre assinalar, finalmente, que apesar de todo o progresso científico obtido pelos médicos, Asclépio, o deus grego da Medicina, nunca perdeu a popularidade. Relatos de curas miraculosas em seus templos da cura mantiveram vivo o prestígio dessa antiga forma de medicina alternativa durante toda a Antiguidade.



12 comentários:

  1. Destaque alguns Matemáticos Gregos que trouxeram grandes contribuições para a História da Ciência.

    ResponderExcluir
  2. TALES DE MILETO - CONTRIBUIÇÕES NA GEOMETRIA.
    PITÁGORAS: ESCOLA PITAGÓRICA - QUE CONSIDERAVA O NÚMERO COMO UMA VERDADE ETERNA. SUA PRINCIPAL DESCOBERTA FOI O TEOREMA DE PITÁGORAS.
    TEODORO DOS SANTOS ENSINOU A FUNDIR O BRONZE, E INVENTOU O NÍVEL, O ESQUADRO E O COMPASSO.

    ResponderExcluir
  3. Alguns matemáticos foram:
    Aristóteles(Filosofia Grega), Tales de Mileto( geometria formador de tudo), Teodoro de Sanos (inventor do compasso e esquadro), Pitágoras (descobridor de teoremas).
    Lidiane-Matemática

    ResponderExcluir
  4. pitagoras, tales
    marcos paulo m. di giulio
    matemática 6º semestre.

    ResponderExcluir
  5. Biblioteca de Alexandria, fundada por Ptolomeu I Sóter, Euclides é considerado um dos maiores nomes da ciência, Arquimedes, matemático, engenheiro, físico, considerado o maior geômetra dos temopos antigos.
    Márcio 6° sem. Maremática

    ResponderExcluir
  6. Foi nessa epoca que surgiu os primeiros historiadores da matematica e grandes estudiosos Por exemplo Tales de Mileto com a geometria formador de tudo e pitagoras e suas teorias foi um grande marco para aquela epoca.

    ResponderExcluir
  7. Os gregos, grandes filosofos que eram, deram grande contribuição para o desenvolvimento da ciência, de maneira filosofica observaram os acontecimentos naturais para poder entender o mecanismo do universo

    ResponderExcluir
  8. Como a ciência grega se fundiu no mundo ?

    ResponderExcluir
  9. Professora sem anacronismos, por favor. É um erro básico de quem não e´da área comete.A palavra ciência e cientista surge apenas no século 19, antes disso apenas os filósofos da natureza, os naturalistas, etc

    ResponderExcluir
  10. Alguém pode me dizer quais as referências bibliográficas deste texto?

    ResponderExcluir
  11. preciso conceituar ciencia grega medieval e moderna usando algum filosofo como referencia

    ResponderExcluir
  12. preciso conceituar ciencia grega medieval e moderna usando algum filosofo como referencia

    ResponderExcluir