sábado, 13 de março de 2010

CIÊNCIA EGIPCIA

A Civilização Egípcia


Uma das civilizações mais importantes da história Antiga. Desenvolveu-se na região do Crescente Fértil, mais exatamente no nordeste da África, uma região caracterizada pela existência de desertos e pela vasta planície do rio Nilo. A parte fértil do Egito é praticamente um oásis muito alongado, proveniente das aluviões depositadas pelo rio. Nas montanhas centrais africanas, onde o Nilo nasce, caem abundantes chuvas nos meses de junho a setembro provocando inundações freqüentes nas áreas mais baixas ( O “Baixo Nilo”). Com a baixa do Nilo o solo libera o humo, fertilizante natural que possibilita o incremento da agricultura. Para controlar as enchentes e aproveitar as áreas fertilizadas, os egípcios tiveram de realizar grandes obras de drenagem e de irrigação, com a construção de açudes e de canais , o que permitiu a obtenção de várias colheitas anuais.

Dada esta característica natural, o historiador grego Heródoto de halicarnasso dizia que “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Leitura preconceituosa, que tende a desprezar o empenho, o denodo e a competência técnica da civilização egípcia que aprendeu a utilizar as cheias e vazantes do rio a seu favor.

O Egito, inicialmente, estava dividido num grande número de pequenas comunidades independentes: os nomos que por sua vez eram liderados pelos nomarcas. Essas comunidades uniram-se e formaram dois reinos: o Alto e o Baixo Egito. Por volta de 3200 a.C., o rei do Alto Egito, Menés, unificou os dois reinos. Com ele nasceu o Estado egípcio unificado, que se fortaleceu durante seu governo com a construção de grandes obras hidráulicas, em atendimento aos interesses agrícolas da população. Menés tornou-se o primeiro faraó e criou a primeira dinastia.


Arte


A principal arte desenvolvida no Egito Antigo foi a arquitetura. Marcada pela religiosidade, a arquitetura voltou-se para a construção de belos e grandes templos, como os templos de Karnac, Luxor e Abu-Simbel, e de gigantescas pirâmides como as de Quéops, Quéfren e Miquerinos. A escultura atingiu o auge com a construção de monumentos de grandes estátuas de faraós. A escrita egípcia, conhecida como hieroglífica, foi criada no período pré-dinástico e era monopólio e privilégio dos sacerdotes e dos escribas. Ao longo do tempo, surgiram no Egito dois outros tipos de escrita: a escrita hierática e a demótica. A hierática foi uma simplificação da hieroglífica, mas seu uso ligava-se ainda a religião e ao poder, e a demótica era a escrita popular.



Ciência


No campo das ciências os egípcios desenvolveram principalmente a aritmética, a astronomia e a medicina. A ciência procurava resolver problemas práticos, como controle das inundações, construção do sistema hidráulico, preparação da terra, combate as doenças etc. Preocupados com os fenômenos da natureza, os egípcios ao desenvolver a astronomia, criaram um calendário baseado no movimento do sol. Por esse calendário, o ano era dividido em 12 meses de 30 dias e mais 5 dias de festas, que eram adicionados no final para completar os 365 dias anuais.

7 comentários:

  1. De acordo com que estudamos sobre a Ciência Egípcia o que você gostaria de incluir neste texto.

    ResponderExcluir
  2. PADRINIZAÇÃO DA ESCRITA, ESCRITA HIERÁTICA, DOS PESOS E MEDIDAS. E OS EGÍPCIOS CRIARAM O PRIMEIRO PAPEL NO MUNDO, O PAPIRO, E PARECE TER SIDO USADO ANTES DE 3500 a.C

    ResponderExcluir
  3. Durante a ciência Egípcia foi descoberto a marcação do tempo calendário e a somar,dividir,subtrair e multiplicar.

    Lidiane -Matemática

    ResponderExcluir
  4. eles padronizaram a escrita, pesos, medidas, papiro que éra o papel utilizado na epoca, o covado que éra a medida utilizada para a compra (ou troca) das pedras, o covado éra a medida do cotovelo até a mão.
    MARCOS PAULO M. DI GIULIO
    MATEMÁTICA 6º SEMESTRE.

    ResponderExcluir
  5. A principal Arte desenvolvida no Egito Antigo foi a arquitetura, belos e grandes templos, sua escrita conhecida como hieroglífica, monopólio e privilégio dos sacerdotes e dos escribas. Ao longo do tempo, surgiram as escritas, hierática e a demótica. A primeira, simplificação da hieroglífica, e a demótica escrita popular.
    Márcio 6° sem. Matemática

    ResponderExcluir
  6. foi uma era muito importante, pois foi aí que começaram a padronizar a escrita, os pesos e madidas a marcação do tempo, dias, meses e anos, foi aí que se pensaram em um novo calendário, com a matemática, aprenderam a somar, subtrair, multiplicar e dividir.Foi aí que também se criaram a arquitetura, pinturas referente a religião e houve o grande desenvolvimento da medicina e da astronomia nesta época.

    ResponderExcluir
  7. Os mistérios do antigo Egito ainda desperta diversas dicussões, várias linhas de pensamento tentam desvendar os mistérios de um povo muito evoluido para sua época.

    ResponderExcluir