sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ORIGENS DA CIÊNCIA






A ciência tem demonstrado ser uma enorme aventura intelectual.
Engajar-se nela requer uma vívida imaginação criadora, temperada por uma firme disciplina, baseada num corpo consistente de observações comprovadas, e a ciência tem atraído alguns dos melhores intelectos de cada civilização que se desenvolveu até um estágio em que lhe é possível enfrentar o desafio da natureza.
Porque a ciência não se resume apenas na coleta de fatos - embora isso seja necessário; é um sistema de correlação lógica dos fatos que, juntos, consolidam uma hipótese ou o corpo de uma teoria.
Essa teoria é por si mesma temperada pelas perspectivas proporcionadas pelos tempos em que é formulada. A teoria deve ser sólida o suficiente para atrair intelectos treinados no pensamento lógico e, ao mesmo tempo, bastante aberta para deixar espaço a desenvolvimentos e ajustamentos, à luz de descobertas mais recentes.










A ciência é um conjunto de conhecimentos crescentes e em expansão, até o ponto em que as mudanças são motivadas por experiências ainda mais complexas, mas, quando estas são provocadas por motivos religiosos, filosóficos, sociais ou econômicos, a história da ciênc ia se prende a todas as oscilações da história mais geral.

( Texto extraído do livro: História Ilustrada da Ciência - Universidade de Cambridge - Colin A. Ronan)






7 comentários:

  1. Qual a importância de incluir a História da Ciência nas aulas de Matemática?

    ResponderExcluir
  2. PORQUE A MATEMÁTICA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, MUITOS COISAS QUE TEMOS HOJE SÓ EXISTEM PORQUE EXISTIRAM GRANDES HOMENS QUE PESQUISAVAM E REVOLUCIONARAM O MUNDO COM SUAS TEORIAS E DESCOBERTAS. E ISSO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA TANTO PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUANTO PARA O ALUNO, POIS É MUITO INTERESSANTE E TAMBÉM ESSENCIAL. (VALÉRIA F. P. 6ºMATEMÁTICA)

    ResponderExcluir
  3. O professor têm que saber de onde surgiu a história da ciência, para poder ensinar os conteúdos relevantes ao ensino. Os alunos se interessam em aprender mais, sabendo de onde surgiu a história.

    Lidiane-6ºsemestre-Matemática

    ResponderExcluir
  4. Rita de Cássia disse.....

    Matemática é uma história de conhecimento, onde os números nos levaram ao caminho do verdadeiro conhecimento, tenho que saber onde surgiu a história da matemática para envolver os alunos no conhecimento.....
    Abraço á todos....

    ResponderExcluir
  5. É termos a oportunidade de enxergarmos a matemática no passado, compararmos e aprendermos com toda as suas conquistas e descobertas. Tal conhecimento é importante para o nosso crescimento pessoal e profissional.
    Márcio 6° sem. de Matemática

    ResponderExcluir
  6. Para mostrar aos alunos de onde surgiu e como surgiu, para que eles saibam o quanto seria dificil se estas pessoas não tivesem inventado ou criado tudo isto, encentivando para que se tornem pesquisadores, os "PESQUISADORES OU CRIADORES DO FUTURO", usando o que ja existe como degrau para novas descoberta.
    MARCOS PAULA M. DI GIULIO
    MATEMÁTICA 6ºSEMESTRE.

    ResponderExcluir
  7. è importante incluir a histótia da ciêcia, não somente nas aulas de matemática, mas em todos as outras, pois sem a história não tem como explicar nada relevante aos números, pois foi junto com os números que surgiram a escrita, a medida, o peso, a pequena noção de pequeno e grande, tudo é matemática, e para que as aulas fiquem mais interessantes é importante que o professor comece a explicar a matéria desde sua origem.

    ResponderExcluir